PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico

Visão Geral e Objetivos

Através deste concurso para projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, a FCT pretende apoiar ideias inovadoras em todos os domínios científicos, que contribuam de forma significativa para o avanço do conhecimento, e que demonstrem capacidade de ter impacto internacional, em termos de produção científica.

O concurso apoiará projetos pelo período máximo de 36 meses.

Para este concurso está previsto uma dotação orçamental de 70 milhões de euros. Os projetos aprovados serão financiados for fundos nacionais provenientes do Orçamento de Estado.

Financiamento

O limite máximo de financiamento por projeto é de 200 000 €, por 36 meses (prorrogável, excepcionalmente, até 12 meses).

Destinatários e Elegibilidade

Podem candidatar-se, individualmente ou em associação, equipas de investigação de instituições do ensino superior, seus institutos e centros de I&D; Laboratórios Associados; Laboratórios do Estado; instituições privadas sem fins lucrativos (que tenham como objeto principal atividades de Ciência e Tecnologia); empresas (desde que inseridas em projetos liderados por Instituições de I&D públicas ou privadas sem fins lucrativos) e outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam, ou participem em atividades de investigação científica.

O Investigador Responsável da candidatura deverá ter no mínimo 35% de tempo dedicado ao projeto.


Prazos

As candidaturas devem ser apresentadas à FCT, em inglês, em formulário próprio e submetidas eletronicamente através do Portal de Concursos.

O período de apresentação de candidaturas decorre entre 25 de novembro de 2014 e as 17 horas (hora de Lisboa) de 29 de janeiro de 2015.


Avaliação

A avaliação será efetuada por painéis internacionais de avaliadores independentes, constituídos por domínio/área científica. O mérito de cada proposta será avaliada segundo os seguintes critérios:
A – Mérito científico e carácter inovador do projeto, a nível internacional
B - Mérito científico da equipa de investigação
C – Exequibilidade do programa de trabalhos e razoabilidade orçamental
D – Contributo do projeto para a acumulação de conhecimento e competências em ciência e tecnologia em Portugal
E – Potencial da valorização económica da tecnologia

Mais informações no Guião para elaboração e submissão de propostas de projetos de IC&DT e no Regulamento de Acesso a Financiamento de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico.