PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Portugal Ventures abre nova fase do Call for Entrepreneurship

 

O Programa de Ignição (Call for Entrepreneurship) da Portugal Ventures possibilita o acesso a investimento de capital de risco de projetos inovadores de base científica e tecnológica em fase Seed.

Em colaboração com a sua rede de parceiros (Ignition Partners Network), a Portugal Ventures pretende investir cerca de 20 milhões de euros por ano em projetos de iniciativa de empreendedores, orientados a produto, baseados em I&D referenciado internacionalmente, inovadores e únicos, posicionados em cadeias de valor globais, implementáveis com recursos disponíveis, com tecnologia apropriável e um significativo potencial de mercado global.

Conheça, em resumo, as características deste programa:

 

 CALL FOR ENTREPRENEURSHIP

O QUE É

 

A Call for Entrepreneurship é o ponto de entrada do Programa de Ignição da Portugal Ventures e visa possibilitar o acesso a investimento de Capital de Risco por parte de projetos inovadores de base científica e tecnológica nas fases de Seed e Start-up.


Depois de submetidas as candidaturas, todos os projetos são alvo de uma 1ª análise realizada pela Portugal Ventures, seguida de uma avaliação realizada por painéis de peritos multi-disciplinares, nacionais e estrangeiros. Posteriormente será realizada uma apresentação ao Conselho de Administração da Portugal Ventures e a análise aprofundada da oportunidade de negócio. Por fim, existe a fase de negociação dos contratos e a celebração dos mesmos no caso dos projetos selecionados para investimento.


PARA QUEM

1. Empreendedores com um projeto em fase de Seed;

2. Caso o promotor seja uma empresa, então o projeto é elegível para Call For Entrepreneurship se a empresa:


a. Tiver sido constituída há menos de 3 anos;


b. For considerada como PME pelo IAPMEI;


c. Tiver a sua sede em Portugal;


d. Tiver os seus compromissos regularizados com a administração fiscal e com a segurança Social, e não tiver pagamentos pendentes ao IAPMEI;


e. Não tiver constrangimentos que limitem o potencial de desenvolvimento económico e de aplicação do projeto no mercado global.

BENEFÍCIOS E CONDIÇÕES

O investimento da Portugal Ventures, através dos Fundos de Capital de Risco (FCR) por si geridos, poderá ascender a um valor de 750 mil euros, com um montante médio indicativo de 300 mil euros por projeto. O valor deste financiamento representará até 85% das necessidades de financiamento totais de cada projeto, sendo realizado ao longo de 2 anos de acordo com as metas definidas previamente.


Será concedida aos promotores a maioria do capital social da empresa, aceitando-se a sindicação do investimento com outros investidores.

PROJETOS ELEGÍVEIS

A Portugal Ventures investe em projetos de base científica e tecnológica com as seguintes características:


Inovadores e diferenciadores, que apresentem significativo potencial de crescimento no mercado global e que sejam implementáveis com os recursos disponíveis.


Posicionados em cadeias de valor internacionais, orientados a produto (bens transacionáveis e serviços), e baseados em I&D científico e tecnológico referenciado internacionalmente.


Representativos de uma iniciativa original dos promotores enquanto titulares de todos os direitos legais. As empresas devem ter a sua sede em Portugal.

COMO SE CANDIDATAR

As candidaturas à Call podem ser apresentadas diretamente pelos empreendedores no website da Portugal Ventures ou através dos parceiros da Ignition Partners Network:

 

Anje, Beta-i, Biocant, CEIM/U. Madeira, Cotec, DNA Cascais, Fábrica de StartUps, IPN, Iscte, Net, Parkurbis, StartUp Lisboa, Teclabs, Universidade de Aveiro, Universidade do Algarve, Universidade de Évora, Universidade do Minho e Universidade do Porto.

 

Ver todos os parceiros.


  

Veja mais informações em www.portugalventures.com

Contacte-nos para mais informações.