PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O Banco de Portugal inaugura hoje um conjunto de novos serviços ao público, disponíveis no seu sítio na internet.

 

 

A Área de Empresa passa a constituir um canal privilegiado de comunicação entre o Banco de Portugal e as empresas, seguro e gratuito, através do qual são disponibilizados um conjunto de serviços relevantes para a actividade das empresas e os meios para o cumprimento das suas obrigações de comunicação estatística ao Banco de Portugal.

 

 

Trata-se de uma área reservada para cada empresa, a que é possível aceder utilizando as mesmas credenciais com que se autentica no Portal das Finanças. Nessa área serão disponibilizados desde já os seguintes serviços de consulta de informação:

  • Mapa de responsabilidades de crédito;
  • Informação sobre restrição ao uso de cheque;
  • Quadros da empresa e do sector;
  • Informação qualificada sobre numerário (reservada às entidades que operam profissionalmente com numerário);

 

Na Área de Empresa as empresas poderão, igualmente, efetuar as suas comunicações relativas à realização de operações com o exterior e responder ao inquérito sobre investimento internacional.

 

 

Os particulares e as empresas passam a poder efetuar a consulta online, no sítio do Banco de Portugal na Internet, do mapa de responsabilidades de crédito e da informação sobre restrição ao uso de cheque.

 

 

O mapa de responsabilidades de crédito apresenta informação mensal sobre o endividamento da empresa face a todas as instituições de crédito e outras entidades participantes na Central de Responsabilidades de Crédito (CRC).

 

 

A informação sobre restrição ao uso de cheque é obtida através da consulta à Listagem de Utilizadores de cheque que oferecem Risco (LUR).

 

 

O acesso a este serviço de consulta online permite a obtenção desta informação de forma célere, cómoda e gratuita.

Para aceder, clique aqui.

 

 

Fonte: Banco de Portugal

 

 

 

Em caso de dúvidas, sobre qualquer uma das informações agora enviadas estamos à vossa disposição através dos nossos contactos habituais.

 

 

 

ATR – Sérgio Galego – E-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Mobile: 91 905 22 33